top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Hugo da Rocha

A ditadura do sucesso

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Sucesso. Sucesso. Sucesso. E sucesso. Todo mundo está vendendo sucesso para você. Livros, cursos, coaching, frases motivacionais, redes sociais, etc. É a ditadura do sucesso. Se você não alcançar, é um loser, um derrotado, um covarde e sei lá mais o que, um errante, quase um pecador.


Não é por menos, que a humanidade caminha para níveis alarmantes de depressão e ansiedade. Claro, se você não alcançar seu primeiro milhão antes dos 20 ou ter menos de 100 mil seguidores ou curtidas nas redes sociais é melhor tentar quantas vezes for necessário, pois o sucesso está aí, é democrático, por que se um pode, todos nós podemos, basta persistência.


Persistir e persistir até o fim. Correr atrás do sucesso. Quem desiste é fraco ou é covarde. Não tem culhões. Quer passar num concurso? Estude até morrer ou morra estudando, tanto faz, pois o que importa é fazer, é agir. Um dos best sellers no Brasil não é justamente "O Poder da Ação"?Então aja! Corra atrás dos seus sonhos, pois eles não se realizam sozinhos...


Para você, lendo só estes três parágrafos, não fica cansativo? Veja que todas as frases acima são fotografias da realidade. Tornaram o sucesso sinônimo de felicidade, mas não é e jamais poderá ser. Felicidade vem antes de sucesso e, justamente, é ela que irá levar ao sucesso. Pare e pense. Faça uma lista de 5 pessoas de sucesso para você e que já morreram. Agora, pense nas causas da morte. Provavelmente, morreram por causas não naturais, em quadros depressivos.


O que é sucesso para você? Vamos imaginar que seja alcançar uma posição profissional de destaque. E depois de alcançar, qual será o próximo degrau? Ser o dono da empresa ou o fodão do negócio? E se for comprar a sua casa própria? E depois, uma cobertura ou casa maior? E depois, uma mansão? Ir morar no exterior? Comprar um terreno na Lua? E se for um carrinho? E depois, um carro completo? Um importado ou uma Ferrari?


Parece que a roda não para, não lhe faz sentido? Só que até alcançar o "primeiro" sucesso, é possível que passe bastante tempo. E o "segundo"? Mais tempo. O próximo? Mais e mais tempo. Depois de acumular um bocado de sucessos, o que sobrará além de registros de propriedade, condecorações e fotografias não reveladas? Tempo é que não será. Para muitos poucos a felicidade é um baú com velhos sucessos, até porque sucesso tem prazo de validade. Mas e a felicidade em si? Segundo os psicólogos, ela é plena e duradora, daí uma grande diferença com o sucesso.


O sucesso é bonito, prazeroso. A felicidade é beleza interna, estado de permanência. O sucesso é medalha, para se colocar no peito. A felicidade já está dentro do peito. O sucesso recusa o fracasso. A felicidade aceita e aprende com o fracasso. O sucesso traz a pressão. A felicidade traz a opção. O sucesso é ditadura. A felicidade é democrática. O sucesso serve para poucos. A felicidade, para muitos.







26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page